Jamboard
As vezes tenho uma necessidade de sair escrevendo coisas aleatórias, mas com algum tema específico. Como se fosse fazer listas, mas organizar de um jeito mais livre. Ele é bom com textos curtos, coisas longas não fica muito legal. Gosto de organizar alguns tipos pensamentos com o Jamboard. Faço até "mapa mental".
Link: https://jamboard.google.com/
Já desenhei um mapa mental num quadro que tenho no meu quarto, depois de um tempo tirei foto e comecei a rever tudo que eu tinha escrito, para saber se ainda fazia sentido.
Excalidraw
Gosto de fazer alguns fluxos com ele. Tem setas, dá pra mudar as cores das coisas, e o texto é mais livre.. É um tanto limitado mas não deixa de ser ruim. Gosto bastaaante dele.
Link: https://excalidraw.com/
Mindmeister
Para mapas mentais eu sempre prefiro fazer no papel, mas quando eu erro algo no papel eu fico bastante frustrada achando que "arruinei" o que eu queria fazer (bobagem, eu sei). O Mindmeister uso quando não estou afim de desenhar ou fazer a mão, e to na frente do computador já, ou se é algo pra ser mais "formal".
Uso a versão free, onde só pode criar apenas 3 mapas. Mas aí eu crio meu mapa, quando estiver pronto eu tiro print. :P
Link: https://www.mindmeister.com/
O mesmo mapa só que a mão... Fica mais "charmoso a mão", mas tenho uma liberdade diferenciada de mover as coisas no Mindmeister.
Draw.io
Uso mais para criar diagramas mais formais, tipo pra trabalho. Pra poder mostrar pra alguém de forma mais organizada.
Link: https://app.diagrams.net/
Esse diagrama tá horrível, mas é só um exemplo.
~🌟~
Bem.. é isso. 😉
Eu me considero uma pessoa um tanto visual, pra mim as coisas fazem mais sentido quando as vejo. A minha vontade mesmo é ter sempre aquelas lousa gigante indo do chão ao teto, pra poder me expressar o que to tentando expressar. (eu até tenho um caderno que chamo de "lousa portátil", que funciona exatamente como uma, só que menor e com "folhas", porém ficou preso no escritório quando começou a pandemia x_x)
O momento que eu senti que eu preciso me expressar com meus fluxos foi quando eu precisava me comunicar 100% em inglês com as pessoas. As vezes numa discussão sobre alguma solução pra o sistema, eu tinha alguma ideia mas eu não conseguia me expressar a tempo, eu falava devagar, as vezes não me expressava direito, ai alguém surgia com a mesma ideia que eu tava tendo e eu me frustrava. Um dia eu me isolei na hora do almoço, coloquei uma playlist de piano e fiquei lá fazendo o fluxo que tava na minha cabeça.
Terminei, chamei o time e a galera adorou e o líder do time me incentivou a fazer mais isso e elogiou bastante esse jeito que eu fazia.
Sabe aquela frase: "Entendeu ou quer que eu desenhe?", eu diria:
- "Pode desenhar por favor?"
- "Eu vou desenhar aqui pra ver se eu entendi ai te explico pra ver se eu realmente entendi tá?"
- "Vê eu vou ficar aqui anotando umas coisas de cabeça meio baixa, mas eu to prestando atenção."
- "Tá... eu não entendi completamente, vai demorar um pouco pra eu entender tudo." (aí lá vai eu tentar fazer um fluxo das coisas que me passaram)
- Ou eu não digo nada se não entendi e sofro por um tempão pois não entendi e não fiz nada a respeito. (as vezes acontece)
Nem sempre eu estou no animo de fazer essas coisas, ou até quando to sem animo eu faço pois na minha cabeça tem alguma coisa muito bagunçada e eu preciso "ver o que está acontecendo".
Eu adoro testar essas ferramentas, sempre que encontro uma nova eu dou um jeito de usar ela com o que costumo fazer pra entender como ela pode me ajudar.
Até a próxima. 🤙🏽