Agile Pods

Pequenos times autonomos para resultados significativos

screen shot 2020 11 15 at 19 35 24

Recentemente no time que estou, surgiu o conceito de pods e que estávamos nessa estrutura (eu estava de ferias, quando voltei ja tava assim), e até então eu não conhecia. Depois de alguns dias ouvindo que estávamos numa estrutura de pods eu fiquei pensando o que significa, pois pra mim éramos apenas pequenos grupos responsáveis por algo e em algum momento iriamos voltar a nos juntar.

Num time grande, por exemplo de 16 pessoas, pode ser que em algum momento seja viável criar pequenos grupos no time onde cada grupo vai ser responsável por algo específico.

O que me explicaram inicialmente sobre pods não está errado, mas eu queria saber se isso era algo comum em times de desenvolvimento, visto que eu nunca tinha ouvido esse conceito antes, perguntei a um colega do time e ele me mandou a explicação mais detalhada.

Agile Pods são pequenos times que são responsáveis por uma tarefa, requerimento ou parte do backlog.

Os pods são customizáveis e podem mudar dependendo do andamento dos requisitos.

Também são auto organizados e funcionam com o mínimo de supervisionamento, e com isso pode se criar uma senso de propriedade (ownership), liberdade e maturidade para as pessoas do pod.

A estrutura do pod:

  1. Core Team: as pessoas responsáveis por dedicar todo o tempo no trabalhando no pod. Participam de todas as discussões, decisões e reuniões. Membros do pod podem ir para outro pod caso seja necessário (exemplo: caso um pod precise de uma expertise especifica que alguma pessoa de outro pod tenha)
  2. Part Time Specialists: Essas pessoas do time estão disponíveis parte do tempo para apoiar necessidades do projeto e apoiar diferentes pods. Também podem trabalhar com vários pods ao mesmo tempo.
  3. Pod Leader: Pessoa que vai ser responsável por priorização, evidenciar requisitos e trabalhando junto com a gerencia do projeto.

A ideia dos pods é conseguir extrair um máximo potencial das equipes para que se tenha resultados significativos através de times mais autônomos e engajados.

Essa estrutura de pods tá acontecendo no meu time atualmente, até então tenho achado interessante. Estamos todas testando essa estrutura para ver se vai dar certo no nosso contexto, e se comunicando caso algum pod esteja precisando de ajuda.

Temos 3 pods trabalhando em partes diferentes do projeto, em comunicação constante sobre os pontos que precisam se conectar. A ideia é de juntarmos o time inteiro assim que for terminando o foco de cada pod.

Não sou expert no assunto, decidi apenas entender melhor do que se tratava já que estamos estruturados dessa forma no nosso time atualmente.

Referências:

https://www.agileconnection.com/article/using-agile-pods-realize-potential-your-team

https://medium.com/dev-genius/agile-pods-organize-your-teams-to-unlock-their-maximum-potential-54e5dd769dc3

~🌟~

Bem.. é isso. 😉

Voltando a postar por aqui. Depois das férias a minha cabeça tava tão leve que eu não tinha assunto pra postar (sinal que as férias foram ótimas!). Consegui voltar e to num gás no trabalho que tenho me sentido bastante empolgada.

Semana passada adoeci, tive bastante dor de cabeça e com corpo dolorido, mas melhorando um pouco a cada dia que passa.

Até a próxima. 🤙🏽

Compartilhe:

Comentários